Com o objetivo de valorizar as histórias
de vida e preservar a memória institucional como patrimônio cultural do
município de Cariacica, a equipe do projeto “O Educandário Alzira Bley como
lugar de memória”
realizou um resgate histórico sobre o cotidiano de pessoas que vivenciaram a
época de internação compulsória e segregação impostas pela Política Nacional de
Combate à Lepra. O Projeto foi realizado com recursos da Lei João Bananeira, da
Secretaria de Cultura (Semcult) do município de Cariacica-ES.
O projeto tem origem
com a formação da equipe que compõe o Coletivo Start, que atua em projetos
sobre o patrimônio cultural, utilizando várias linguagens artísticas como meio
de abordagem, quais sejam: educação patrimonial, artes visuais, audiovisual, musica
literatura, artesanato, dentre outras. Após realização de pesquisa histórica, a
equipe identificou o apelo cultural do Educandário Alzira Bley, tanto no
cenário nacional, quanto no internacional, mas que, por incrível que pareça, é
desconhecido pela maioria dos munícipes, assim como pela sociedade capixaba.
Entre os meses de agosto e novembro de
2019, a equipe realizou pesquisa sobre o acervo fotográfico do Educandário
Alzira Bley e selecionou seis álbuns de fotografias para fazer um recorte
histórico representativo da memória institucional, referente ao período em que
atuou em regime de internato. Essas fotografias foram digitalizadas conforme a
ordem original (forma como os álbuns estavam organizados) e, posteriormente,
foram analisados os contextos e os motivos de estarem organizados de tal forma.
Verificou-se que algumas fotografias tiveram o seu contexto original alterado,
enquanto outras estavam sem identificação, sem datas ou descritas de forma
incorreta e fora de contexto de produção, prejudicando a análise temática e cronológica.
Sendo assim, a equipe selecionou 170 fotografias pelo critério do objeto
fotográfico, que por suas características, puderam favorecer uma análise quanto
à época que o registro foi capturado. Nesse sentido, a equipe do projeto optou pela
identificação sequencial das fotografias por meio de códigos individuais, com
base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), descritos da
seguinte forma: BR ESEAB.FOTO.001, onde
BR, corresponde ao país de origem (Brasil); ESEAB à unidade federativa (ES)
e à entidade custodiadora do acervo (EAB), que são as iniciais de Educandário
Alzira Bley; FOTO que se refere à
coleção de registros fotográficos e a sequência numérica iniciada por 001 e
finalizada em 170, que correspondem aos itens documentais.
As fotografias foram digitalizadas em
300 DPIs, no formato TIFF, conforme as recomendações de digitalização de
acervos históricos. Com muita responsabilidade a equipe do projeto se limitou a
descrever genericamente as fotografias, conforme as informações obtidas nos
próprios álbuns, descrevendo sempre que possível, o assunto, o local, a data e
o autor/custodiador. A descrição genérica é indicada quando não se tem
informações especificas e confiáveis, a fim de evitar a descrição
incorreta. Algumas dessas fotografias
compõem a exposição fotográfica composta de 10 banners, que tem a finalidade de
expor um resgate histórico representativo da memória institucional, referente
ao período em que atuou em regime de internato exclusivo de filhos sadios de
pessoas acometidas por hanseníase e internadas no Hospital Dr. Pedro Fontes.
Estas fotografias também contribuem para a ilustração dos assuntos tratados no
documentário produzido por este projeto.
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