O projeto

Com o objetivo de valorizar as histórias de vida e preservar a memória institucional como patrimônio cultural do município de Cariacica, a equipe do projeto “O Educandário Alzira Bley como lugar de memória” realizou um resgate histórico sobre o cotidiano de pessoas que vivenciaram a época de internação compulsória e segregação impostas pela Política Nacional de Combate à Lepra. O Projeto foi realizado com recursos da Lei João Bananeira, da Secretaria de Cultura (Semcult) do município de Cariacica-ES.
O projeto tem origem com a formação da equipe que compõe o Coletivo Start, que atua em projetos sobre o patrimônio cultural, utilizando várias linguagens artísticas como meio de abordagem, quais sejam: educação patrimonial, artes visuais, audiovisual, musica literatura, artesanato, dentre outras. Após realização de pesquisa histórica, a equipe identificou o apelo cultural do Educandário Alzira Bley, tanto no cenário nacional, quanto no internacional, mas que, por incrível que pareça, é desconhecido pela maioria dos munícipes, assim como pela sociedade capixaba.
Entre os meses de agosto e novembro de 2019, a equipe realizou pesquisa sobre o acervo fotográfico do Educandário Alzira Bley e selecionou seis álbuns de fotografias para fazer um recorte histórico representativo da memória institucional, referente ao período em que atuou em regime de internato. Essas fotografias foram digitalizadas conforme a ordem original (forma como os álbuns estavam organizados) e, posteriormente, foram analisados os contextos e os motivos de estarem organizados de tal forma. Verificou-se que algumas fotografias tiveram o seu contexto original alterado, enquanto outras estavam sem identificação, sem datas ou descritas de forma incorreta e fora de contexto de produção, prejudicando a análise temática e cronológica. Sendo assim, a equipe selecionou 170 fotografias pelo critério do objeto fotográfico, que por suas características, puderam favorecer uma análise quanto à época que o registro foi capturado. Nesse sentido, a equipe do projeto optou pela identificação sequencial das fotografias por meio de códigos individuais, com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), descritos da seguinte forma: BR ESEAB.FOTO.001, onde  BR, corresponde ao país de origem (Brasil); ESEAB à unidade federativa (ES) e à entidade custodiadora do acervo (EAB), que são as iniciais de Educandário Alzira Bley;  FOTO que se refere à coleção de registros fotográficos e a sequência numérica iniciada por 001 e finalizada em 170, que correspondem aos itens documentais.
As fotografias foram digitalizadas em 300 DPIs, no formato TIFF, conforme as recomendações de digitalização de acervos históricos. Com muita responsabilidade a equipe do projeto se limitou a descrever genericamente as fotografias, conforme as informações obtidas nos próprios álbuns, descrevendo sempre que possível, o assunto, o local, a data e o autor/custodiador. A descrição genérica é indicada quando não se tem informações especificas e confiáveis, a fim de evitar a descrição incorreta. Algumas dessas fotografias compõem a exposição fotográfica composta de 10 banners, que tem a finalidade de expor um resgate histórico representativo da memória institucional, referente ao período em que atuou em regime de internato exclusivo de filhos sadios de pessoas acometidas por hanseníase e internadas no Hospital Dr. Pedro Fontes. Estas fotografias também contribuem para a ilustração dos assuntos tratados no documentário produzido por este projeto.


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